O pensamento de Maquiavel

 

O que Maquiavel demonstra em sua obra é que para fazer política é necessário agir conforme a situação vigente. Maquiavel apresenta-nos o homem como um ser que possui em sua natureza aspectos positivos e aspectos negativos, e deve valer-se de suas qualidades de acordo com a situação vigente. Em um ambiente permeado pela maldade é necessário, por exemplo, agir com maldade. O que Maquiavel procura dizer em sua obra é que o homem não apenas capacidades positivas, e se almeja atingir um objetivo deve valer-se de todos os artifícios para atingi-lo.

Aristóteles em sua Ética e em sua Política concebe o homem como um ser que realiza-se no âmbito da polis, ou seja, o homem é um animal político e apenas no convívio da sociedade o homem pode atingir o bem, uma vez que para viver só é necessário ser um animal ou um deus e a política seria a consolidação deste bem. Maquiavel de certa forma apresenta uma visão oposta à visão aristotélica do homem, ao mostrar que o homem (o príncipe, o governante) como um individuo acuado, com o povo muitas vezes contra ele e é necessário valer-se de todos os artifícios para manter o povo ao seu lado. O príncipe deve ser um homem de virtù,e, portanto, não deve em nenhum momento demonstrar fraqueza diante do adversário, seja ele interno ou externo e deve trabalhar para que a fortuna esteja sempre ao seu lado, que de acordo com Maquiavel assemelha-se a uma fêmea que para conquistá-la é necessário muitas vezes agir com violência.

Para assegurar-se no poder deve agir conforme o meio ao qual está submetido. Os súditos geralmente exigem um governante benevolente e piedoso, então o príncipe deve agir desta forma, sem que com isso, esqueça de demonstrar força diante de seus súditos, ou corre o risco de perder o seu reino. O que Maquiavel nos mostra em sua obra é uma analise fria e calculista do homem em sua totalidade, para que agir de uma maneira se a sociedade comporta-se de outra? Os fins deve sobrepor-se acima de todos os artifícios para alcançá-los. Um claro exemplo da importância do objetivo a ser alcançado estar acima de qualquer coisa encontramos na ultima passagem da obra O Príncipe, onde Maquiavel deixa claro que os Médici não são aquilo que pode-se chamar de governantes virtuosos, mas são necessários para a expulsão dos bárbaros da Itália e a unificação do reino, em resumo, os Médici constituem um meio para atingir um fim (a unificação da Itália) e o fim sobrepõe-se acima de todos os meios para atingi-lo.

O príncipe jamais deve perder controle da situação, se a ocasião exigir que o príncipe arme o povo então deve armá-lo, se exigir que cobre impostos altos então deve cobrar impostos altos. Em hipótese alguma o príncipe deve demonstrar fraqueza diante do inimigo.

É possível identificarmos em Maquiavel algumas características que irão tomar forma no decorrer da Idade Moderna a respeito da natureza humana, em Maquiavel o homem aparece como um individuo dotado de características negativas (e não apenas positivas), e pode-se concluir que para Maquiavel a moralidade choca-se com a política e o príncipe deve optar entre a política ou a moral, as duas juntas é praticamente impossível.

 

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia, São Paulo, Martins Fontes Editora, 1998.

 

MAQUIAVEL, N. O Príncipe/Escritos Políticos, Coleção Os pensadores, Nova Cultural, São Paulo, SP, 1999.

 

_______Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio. Editora UnB, Brasília, 2000.

 

_______ A Arte da Guerra. Editora Escala, São Paulo, SP, 2005.

 

MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia – Dos Pré -Socráticos a Wittgenstein, Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

 

NEDEL, José. Maquiavel – Concepção Política e Ética. Edipucrs, Porto Alegre, RS, 1996.

About these ads

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: